Amazoniza-te

     “Historicamente, a primeira convocação para ‘amazonizar’ de que temos registro, data de 1986, numa carta pastoral de Dom Moacyr Grechi da Diocese de Rio Branco, no Acre, na qual convocava o povo a assumir a causa da Amazônia e a defesa de seus povos. Desde então, ‘amazonizar’ vem se tornando sinônimo de convocação em defesa da Amazônia amplamente refletida durante todo o processo do Sínodo Especial para a Amazônia realizado entre 2017 e 2019.

No processo sinodal o vocábulo ‘amazonizar’, mais que um neologismo, tornou-se sinônimo na busca de conhecimento do Bioma Amazônia com sua biodiversidade exuberante e, ao mesmo tempo, com suas fragilidades que se não forem respeitadas, podem colocar em risco o equilíbrio climático de todo o planeta.

     A convocatória ‘amazonizar’ implica em reconhecer as lutas e resistências dos Povos da Amazônia que enfrentam mais de 500 anos de colonização e de projetos desenvolvimentistas pautados na exploração desmedida e na destruição da floresta e dos recursos naturais sob risco de colocar em extinção milhares de espécies que nem mesmo foram devidamente conhecidas.

    A convocatória ‘amazonizar’ é o despertar de todo o povo em defesa da Amazônia, seu bioma e seus povos ameaçados em seus territórios, injustiçados, expulsos de suas terras, torturados e assassinados nos conflitos agrários e socioambientais, humilhados pelos poderosos do agronegócio e dos grandes projetos econômicos desenvolvimentistas que não respeitam os limites da natureza nem a sua preservação”.

Márcia Oliveira, assessora da REPAM-Brasil.

SE/Sul Quadra 801 Conjunto “B”
CEP 70.200-014 – BRASÍLIA – DF, BRASIL
Fone:(61) 2103-8300 / Fax:(61) 2103-8303

SGAN 905 , Asa Norte

CEP 70.790-050 – BRASÍLIA – DF, BRASIL

Fone: (61) 3447-4117